COMO ESTÁ INDO A NEGOCIAÇÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SAMPA:
Até o momento em que estou escrevendo este post, neste Equinócio de Outono de 2013, marcando o fim do verão, a novidade é que no fim da semana passada tivemos uma resposta do Gabinete. Aceitaram marcar uma reunião, mas até este momento, sem data ou horário definidos. A informação mais recente é que aguardam a chegada do Secretário, que está na Europa. Esperamos juntos.
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Alguns blogs bem relevantes dedicaram posts ao NUPA e ao assunto da petição criada por alunos e artistas. Clique nas imagens se quiser acessá-los:
O cartunista e ilustrador
Orlando Pedroso
fez uma entrevista bacana comigo.
Me perguntou coisas que
nem aqui no Iludente contei.
|
O blog do Festival Anima Mundi apresentou o NUPA para seu imenso público e desencavou um depoimento que dei em 2010 e que nem sabia que existia. |
Mondovazio honrou a camisa do cartoon e não exitou em chutar na canela e não ser chapa branca. |
The Cab, o blog nacional de concept art, apoiou mais uma vez as ações do NUPA. |
Quem entrou na campanha #FICANUPA e me deixou super feliz foi o gaúcho LANCAST MOTA, criador da ANABEL.
Mandou este desenho do Mundo Anabel, ao lado, apoiando.
Muchas gracias, Lancast!
Beijo pra Anabel! Abraços pro Pai, pra Mãe, pro Ulisses, o Téo e o Delegado Caranguejo.
ALUNOS DO NUPA:
Se vocês procurarem aqui no Iludente os posts de produção dos paulicéia Canta, Ty-Etê! e Bicicletas em São Paulo, vão poder ler o depoimento de vários alunos que passaram pelo NUPA. Mas tem vários outros que ainda não publiquei, e acho que esta é uma boa oportunidade pra postar mais alguns:
EDUARDO RAMUSKI (aluno NUPA): O NUPA é
uma oportunidade rara. Adoro o conceito escola-estúdio. Pensava que fosse
impossível começar um curso de animação sem pensar em investir uma boa grana.
Os e-mails que são trocados, os videos compartilhados são sempre muito
inspiradores.
Fez
aumentar mais ainda meu interesse pela animação, arriscar e experimentar outros
estilos de desenhos, aguçar minha visão artística para cores, movimentos e
cenários. E descobrir
artistas e escolas de animação que eu não conhecia.
Ilustra do Eduardo Ramuski pro #FICANUPA |
O que eu mais gosto são as aulas teóricas e o empenho de todos os envolvidos.
Caso o NUPA continue, desejo que tenha mais opções de horários e dias da semana.
ANA DE MAURO (aluna NUPA): Já aviso
que a forma que vou escrever é um pouco sentimental e pessoal por conta desses
tantos anos.
É
estranho, mas apesar de não trabalhar como animadora, sinto que ser aluna do
NUPA me ensinou muita coisa não somente na área profissional, mas na pessoal
também. Lá conheci muita gente talentosa, alguns são amigos bem próximos. Me
interesso por essa área, gosto de me manter informada sobre o que acontece e acho
que isso floresceu a partir das aulas. Além de aprender muita coisa, cresci
junto com o NUPA e me sinto uma pessoa mais feliz comigo mesma.
Por
estar mais interessada em animação e ilustração, acabei ganhando vantagem na
minha área (edição literária). Me formei com um projeto sobre quadrinhos e agora edito livros que
tocam essa área artística. Sei, basicamente, como as coisas funcionam e aprendi
a observar melhor o mundo e as pessoas com quem convivo.
Uma
coisa que me agrada muito no NUPA são as aulas de conteúdo. Gosto de poder assistir e participar. Também acho
interessante como as pessoas, novatas ou não, estão sempre se ajudando, dando
feedback aos outros animadores e são empolgados com toda e qualquer evolução.
Parece que agora somos quase uma sociedade paralela. Hahahhaa!
Eu não
gosto da incerteza, se o NUPA irá sobreviver. Tínhamos sempre produção, procura, os alunos adoravam... A verba poderia não sumir...
Não sei
se é possível ter apoio da prefeitura e de outros órgãos, mas isso seria legal
para garantir que o NUPA continue funcionando por mais tempo.
LEANDRO TADEU (aluno NUPA): Sim, o NUPA acrescentou muita coisa positiva pra mim. Conheci artistas muito bons, conheci trabalhos de artistas que admirava, mas muitos deles nem sabia o nome. No NUPA melhorei bastante meus trabalhos, acabei exercitando bastante
meus desenhos quando trabalhei no projeto Expansão, e com
os exercícios das aulas com o Gil.
SERGIO ASSIS (aluno NUPA): Bom, o NUPA acrescentou muitas coisas pra mim. Passei a
ter uma visão mais ampla do que é animação, de seu usos e processos. E mais do
que isso, passei a amar animação como um todo!
Uma das
coisas mais legais do NUPA é a metodologia de ensino, por que vai muito
além da coisa mecânica das escolas de vídeo-aula. No NUPA
o
estudante tem liberdade para descobrir e desenvolver suas habilidades de visualização, criação, expressão e execução. E ao contrário de
outros métodos, o estudante aprende a se conhecer como artista. Sem falar nas aulas de conteúdo que são incríveis, onde se aprende muito em
tão pouco tempo.
Uma
sugestão pra melhorar poderia ser mais dias na semana! Seria ótimo! Abraço!!
ZIZA (aluna NUPA e artista plástica): Além de ter acesso a todo um novo
panorama, que é a animação digital, conheci novos artistas e pude tirar dúvidas pessoalmente com um dos mais requisitados animadores do Brasil. Foi muito positivo para uma evolução, não só na animação.
Contribuiu para a minha formação artística,
tive uma evolução no traço, na formação da estrutura do desenho e etc.
Gostei das aulas de desenho em movimento, modelo vivo,
e ter acesso a uma parte da história da animação mundial.
EMERSON PEREIRA (aluno NUPA): Oi! O NUPA
acrescentou primeiro uma noção de de timing e cut out. Como o Éder já disse, as
palestras dos animadores brasileiros fazem muita diferença. No meu caso, foi o que
me levou ao NUPA. Até mesmo o contato com o ToonBoom e colorir no Photoshop,
com o Raff, ocorreram no NUPA. Enfim, foram aulas de muito conteúdo,
aprendizado e contato com outros profissionais ou aspirantes a profissionais da
área.
Contribuiu para minha formação. Expandiu muito meu olhar sobre animação e principalmente, minha prática. O que
mais gostei foi de ver sentido entre a teoria e a prática. Ver o
gráfico de frames fazer sentido, junto com os vídeos de MacLaren, depois de já ter visto algumas vezes sem entender nada, foi o
que mais me deixou contente. O mesmo se fez nas palestras conversando com os
profissionais e com o Éder e o Raff nas oficinas. Ah! Ser de graça também foi
tudo de bom!
Se
tratando do NUPA, gostei de tudo. Mas se futuramente existir uma segunda
unidade mais próxima do centro, vai ser tudo de bom. Abraço!
Vou deixar mais depoimentos de alunos do NUPA pra outros futuros posts, pra não overdosar.
E tratar agora dos atiradores de pedra. Que são poucos, mas inevitáveis. Como eu já escrevi aqui antes, incentivar o ódio é do livre arbítrio de cada um, mas não é a atitude que vai construir o mundo bom e justo.
E tratar agora dos atiradores de pedra. Que são poucos, mas inevitáveis. Como eu já escrevi aqui antes, incentivar o ódio é do livre arbítrio de cada um, mas não é a atitude que vai construir o mundo bom e justo.
Antes de continuar, melhor invocar Mary Andrews Poppins:
E tem também a questão do limão:
- Se o mundo lhe dá um limão, faça uma limonada!
O que, como já visto anteriormente neste blog, faz a gente se perguntar;
-papai, por que eles nos odeiam?
-papai, por que eles nos odeiam?
O fato é que a dona de um negócio em
São Paulo, que se apresenta como produtora de animações, a Sra. Melina
Manasseh, apoiada pelo seu marido e sócio Sr. Alê Machado (aka Alê McHaddo),
supostamente fez algumas afirmações a respeito do NUPA, através das redes
sociais.
Acho importante poder esclarecer
dúvidas e este blog serve, entre outras coisas, pra isso. Então desde já
agradeço a Sra. Manasseh pelo questionamento e pela oportunidade. Ainda que
pessoalmente acredite que existem formas muito mais elegantes, educadas e
respeitosas para motivar esclarecimentos.
Inicialmente Sra. Manasseh entrou na
própria petição dos alunos e produziu o seguinte comentário, apoiado pelo Sr.
Machado:
Foi contra argumentada por alunos,
outros cineastas de animação e por mim. Retirou seu comentário, pelo que acreditei
que percebeu que estava enganada, desinformada e eventualmente caluniando a
Secretaria Municipal, o São Paulo City Film Commission e os profissionais
envolvidos com o NUPA. Mas infelizmente, em seguida, ela postou a mesma coisa
novamente em sua própria página no Facebook, desta vez bloqueando meu acesso
para que eu não pudesse dar explicações. E um pouco depois, postou novamente o
mesmo comentário em uma ilustração da campanha #FICANUPA do artista Alex Cói,
desta vez incentivando aos leitores para que checassem com a ABCA (associação
civil que reúne animadores brasileiros) a veracidade de suas afirmações:
Então, mais uma vez agradeço a Sra.
Manasseh pela oportunidade e esclareço:
- Não existe no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura um
volume destinado especificamente à produção de filmes de animação para que
possa se afirmar, como ela afirma, que todos os incentivos foram
repassados exclusivamente ao NUPA.
- A verba do NUPA foi recebida através do CCJ Ruth Cardoso,
proveniente do FECAP (Fundo Especial de Promoção das Atividades
Culturais). Não tem nada a ver com a verba destinada ao cinema
administrada pelo ECINE, São Paulo City Film Commission. Portanto a verba
de editais não tem nada a ver com a verba destinada ao NUPA.
- Também não é verdade que todos os editais de curtas de animação
foram cancelados em 2010, 2011 e 2012. O excelente ZOOLÓGICO ESPACIAL DO
SR. SKRUTINK, da MOL TOONS, foi produzido graças ao edital de 2011/12. E outros
curtas também, pelo mesmo edital. Aliás, chama a atenção neste caso a
afirmação da Sra. Manasseh, uma vez que ela e seu marido inscreveram-se
nesse edital, ficando um de seus projetos na lista de suplência. Além
desse, houve um edital de inter-programas. O NUPA lançou quatro editais de
roteiro de curta metragem. E o CCJ fomentou mais outros curtas de animação
autoral nesse período, totalmente independentes do NUPA, através dos
editais de primeiras obras.
- No mais, todas as afirmações feitas em relação a EDUCAÇÃO X
CULTURA, expressividade e desenvolvimento da linguagem, simplesmente
traduzem que a Sra. Manasseh não está absolutamente informada sobre o que
fez o NUPA nesses três anos. Pelo seu suposto comentário, está na verdade
chutando.
E fiz o que ela sugere e fui checar com
a ABCA.
Entrei em contato com a presidenta da mesma, a cineasta de animação ROSÁRIO, que me informou que a Sra. Manasseh fala por ela e não pela associação.
Rosário confirma que sua associação
quer que a Prefeitura lance mais editais de curta metragem de animação. Eu
também quero e apoio esse pleito. Mas desejo à ABCA, especialmente agora que
está em mudança de diretoria, que melhore a forma de interação entre sócios e
representantes. Que melhore também a escuta em relação ao poder público e das
possíveis razões reais que impedem ou impediram mais editais. Certamente o NUPA
não é uma delas, ao contrário.
Também sei que há vários sócios da ABCA
apoiando e assinando a petição e o projeto do NUPA. Acredito que, como eu, os
alunos são verdadeiramente gratos a essas pessoas.
Desejo a Rosário e a nova diretoria
sucesso e boas realizações. Especialmente agradeço a rapidez e atenção com que
atenderam meu pedido de esclarecimentos.
PS 01: Dei uma olhada no site da associação e constatei que ainda figuro no quadro de sócios, com o número 23. Mesmo tendo me afastado da mesma há, se não me engano, pelo menos 5 ou 6 anos. Já solicitei que meu nome seja retirado da lista anteriormente. E se alguém da diretoria ler isto, por favor, estou reforçando meu pedido.
PS 02: A seção de comentários está aberta a quem quiser fazê-los. Mas peço que os mesmos sejam educados e, mesmo quando críticos, não sejam ofensivos. Caso contrário terei que removê-los, como determina minha responsabilidade pela legislação brasileira. Aliás, agradeço ao advogado voluntário da comunidade da Vila Nova Cachoeirinha pela acolhida e aconselhamento.
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