terça-feira, 16 de agosto de 2011

Eppur si muove



FAZEN'DESENHANIMADO no NUPA
Núcleo Paulistano de Animação no CCJ Ruth Cardoso
Convidados conversam com o público, apresentam filmes, respondem perguntas, falam de suas idéias e experiências.


Sábado, dia 27 de Agosto de 2011
FAZENDESENHANIMANDO 
com
MATERIAIS INSÓLITOS
e
MARCOS MAGALHÃES


Entrada FRANCA: COMPAREÇA!


15h00, MATERIAIS INSÓLITOS
Areia, tinta em vidro, sementes, lanternas, massa de modelar, paredes. Assista animações de diferentes épocas, temas e países, com algo em comum: são incomuns.


16h30: Marcos Magalhães é um dos diretores e fundadores do prestigiado festival ANIMA MUNDI. Mas também é autor de filmes, trabalhou no National Film Board do Canadá e recebeu o prêmio especial do juri de Cannes, em 1982.
EXTRA: Na programação a exibição do curta coletivo de 1985, PLANETA TERRA, marco da animação brasileira.


NUPA
Núcleo Paulistano de Animação no CCJ Ruth Cardoso
Curadoria: Céu D'Ellia


Acho que conheci o Marcos em 1982, logo depois dele ter recebido o prêmio em Cannes, por seu curta metragem MEOW. Eramos dois jovenzinhos começando a carreira e ele certamente tinha acertado no gongo na primeira martelada. Mas continuava a ser um garoto, como eu. E isso significou entre nós, desde então, um processo de troca e discussão, que vem até hoje, sobre animação, Brasil, vida, amor, terráqueos, e outros temas paralelos, alternativos, herméticos e também do tipo comprar pão na padaria, na bakery ou treinar kempô no Leme.
Já nos encontramos muitas outras vezes em fases e lugares diferentes e este Fazendesenhanimando vai ser mais uma delas. Aliás, FazendesenhanimaNdo, em homenagem ao ANIMANDO, curta que o Marcos fez durante seu período de estudos no NFB do Canadá.
Cena de Antonio Moreno em PLANETA TERRA
desenhada diretamente em película
Em 85 nos juntamos pra coordenar a produção de um filme coletivo de animação brasileiro oferecido à ONU, por ocasião do Ano Internacional da Paz (1986). Trinta artistas participaram desta obra, PLANETA TERRA, que virou uma espécie de documento da animação brasileira da época. Convidamos todos os brasileiros que sabíamos estar fazendo animação então. E quem não está neste filme é porque não se interessou em participar. Em algum momento, juntou-se à coordenação do projeto o Flávio del Carlo, convidado do Fazendesenhanimado do mês passado.
Marcos, Flávio e eu passamos juntos por algumas experiências bem interessantes por causa desse filme. E quem comparecer neste sábado dia 27 vai poder ouvir sobre isso e assistir PLANETA TERRA.
Para abrir a programação, selecionei filmes realizados com técnicas incomuns. Hoje em dia a maioria desse filmes é chamado de "em stop motion". Mas escolhi aqueles realizados com materiais os mais diversos. Desde filmes muito recentes até clássicos de décadas atrás. Quem já frequenta nossas sessões vai gostar. E quem não frequenta, está na hora de parar com essa história de reclamar que a Vila Nova Cachoeirinha é difícil de chegar. Passou a Ponte da Freguesia, é uma reta só. E em dois anos NUNCA peguei um congestionamento. Demora MUITO mais atravessar a Avenida Brasil. Mas que coisa...


NUPA/ C C J
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
(11) 3984 2466
(ao lado do terminal de ônibus Cachoeirinha)

2 comentários:

  1. Por que não disponibilizar Planeta Terra no youtube, por exemplo? Foi um filme feito sem fins lucrativo pra todo mundo ver, ou ele tá dando lucro p alguém?

    ResponderEliminar
  2. Disponibilizar o filme no YouTube é uma ótima idéia. Me dá um tempo que vou providenciar.
    Parece que deu um dinheiro sim. É pouco e não está comigo. Acho que foi de exibições que o Minc pagou. Vou checar com o Marcos como está essa história e te respondo.

    ResponderEliminar

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares