domingo, 26 de agosto de 2012

Encruzilhada


Quem acompanha o blog deve ter percebido que meu ritmo regular de uma mensagem por semana, parou.

Em parte porque ando realmente sem tempo: Trabalhando 16 horas por dia, inclusive fins-de-semana. A maior parte por conta do NUPA. Quatro Paulicéias em produção: 
CANTA, TYETÊ!, que logo mais tá pronto. 
KURUPYRA NO ANHANGABAÚ, em modelagem e rigging complexos. BICICLETAS EM SÃO PAULO, que entra em produção amanhã. 
CENA DE AMOR EM SÃO PAULO, que está em contratação e vai integrar um projeto maior de FILME PILOTO, super legal e que assim que fecharmos todos os artistas envolvidos explico melhor. 
Além disso, umas questões de registros de direitos das obras todas, pra resolver, razão pela qual o primeiro Paulicéia, MÁRIO DE ANDRADE, ainda não foi pros festivais. 
E tem também o clip EXPANSÃO, com a música da banda independente O Jardim das Horas, que continua andando, com as animações dos COLETIVOS P.A. e do atual artista residente do NUPA, o Michael dos Santos
E continuo todo sábado, das 10h às 20h nas oficinas lá do estúdio NUPA no CCJ Ruth Cardoso, dando três aulas de conteúdo, além de acompanhar individualmente cada aluno. A maior parte deste ano, aproveitando o integral remasterizado dos filmes da UPA, estudamos a própria, a revolução estética geral que causou e sua influência determinante na criação do desenho animado pra TV, da Escola de Zagreb e no Anime. Também estudamos a questão da origem das idéias para os filmes de animação, com um destaque para Uma Cilada para Roger Rabbit, e o método de ampliar a Criatividade do Pithon John Cleese.
Neste mês também dei uma aula de abertura no curso de pós-graduação em semiótica da PUC.
E fora isso ainda tenho a HQ do ZÚ KINKAJÚ pra terminar. Trabalhos comissionados, nem pensar. Tive que pedir aos clientes pra darem um tempo de me passar jobs. Decisão difícil. Custa tanto pra ter clientes legais, com boa comunicação no trabalho...
Além do trabalho, continuo com minha atividade voluntária como professor de meditação e ainda algum acompanhamento em nossa ong de voluntários, A ARCA DO AMOR HARIHARANANDA SP, junto às famílias do Bairro do Glicério.

Mas não é só por isso (ou tudo isso). Estou em dúvida de que caminho seguir aqui no blog. Escrevi diversos textos sobre animação e design na esperança de ver surgir um debate. As estatísticas de leitura do blog são boas. Mas muito poucos comentários. E como debater sozinho é "se debater", e não tenho vontade de viver como peixe fora d'água...

Bom, por hora aqui vai um desenho brilhante que o Oscar Grillo mandou hoje. O nome é ONE NOTE SAMBA (SAMBA EM UMA NOTA SÓ). Aproveitem e até o próximo post.




6 comentários:

  1. Estou feliz com o ritmo de produção do NUPA, entrou muita gente talentosa e interessada.

    Quanto ao debate no blog... O problema é que nós, leitores, não esperamos debater com os outros leitores em um comentário de um post. Eu, pelo menos, quando posto um comentário imagino um recado bem curto que não tome muito tempo do autor para ler ou responder.

    Quem sabe a solução não é integrar o blog com o facebook? Tem algumas ferramentas para automatizar parte do processo, separar a conta de facebook pessoal de uma fan page do blog, tem várias opções.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma sensação que tudo que se passa no facebook é ilusório, tempo jogado fora. Acho o facebook bom apenas pra divulgar algo. E olhe lá...
    Mas pode ser apenas uma sensação falsa.

    Vou pensar nessa sua sugestão.

    ResponderEliminar
  3. Linda ilustração do Grilo!
    Eu também sinto falta dos debates, principalmente em um blog tão rico como o seu!
    concordo com você relação ao FaceBook, apesar de saber que a maioria das pessoas estão "logadas" nele... mas apenas logadas, e vêem as imagens e mensagens passando em seus olhos no rolar do mouse!
    As pessoas passam por lá, apenas!
    Existem alguns debates sim pelo FB, mas talvez por aparecer logo na cara da página os comentários.
    Eu cheguei a pensar nisso esses dias, que os Blogs em geral estão sendo pouco utilizados nesse sentido.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  4. Oi Alê,

    Enfim, o objetivo do blog era o debate. Inicialmente queria discutir a ilusão/iludência em geral. Aí virou a ilusão voltada especificamente à animação. E mesmo assim...

    Acabei criando um outro blog pra meditação e este pelo jeito vai virar um lugar de divulgação das atividades do NUPA. Pelo menos até o final deste ano, quando o NUPA acaba.

    O que estou percebendo é que simplesmente as pessoas não sabem o que é debater. A internet é mais um espaço meio narcísico, onde elas se exibem. Ou acham que se exibem.
    Uma ilusão.
    Pensando bem, ilusão é o tema básico de toda a web.

    ResponderEliminar
  5. "Ilusão é o tema básico de toda a web."

    Essa foi a melhor definição que você podia ter dado.

    São os "Avatares"!!

    ResponderEliminar
  6. Transcrevo o melhor texto sobre ilusão e animação que já li:

    "(...) The animated cartoon was nothing but the poetry of the impossible--therein lay its exhilaration and its secret melancholy. For this willful violation of the actual, while it was an intoxicating release from the constriction of things, was at the same time nothing but a delusion, an attempt to outwit mortality. As such it was doomed to failure. (...)"

    -Steven Millhauser

    http://www.awn.com/genedeitch/gene-deitch-how-succeed-animation/part-one-how-you-should-do-it/chapter-2-animation-what-

    ResponderEliminar

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares