sábado, 31 de julho de 2010

Stop Non Stop

FAZEN'DESENHANIMADO no NUPA -Núcleo de Animação do CCJ
Convidados conversam com o público, apresentam filmes, respondem perguntas, falam de sua idéias e experiências.


Sábado, Dia 14 de Agosto
CESAR CABRAL, FAZEN'DESENHANIMADO STOP MOTION
Entrada Franca


15h00: Diretores clássicos WARNER BROS parte UM: Harman & Ising, Frank Tashlin e Friz Freleng. Eles inventaram o cartum animado. Saiba quem foram e como contribuíram para criar esta arte. Exibição de filmes aconpanhada de explicação e debate com o curador do NUPA.


16h30: Cesar Cabral, diretor e animador especialista na técnica de stop motion é o convidado de Agosto. Entre filmes para publicidade, documentários, curtas e vinhetas, César também é o autor de um dos mais premiados filmes do Brasil, o DOSSIÊ RÊ BORDOSA, adaptação virtuosa dos personagens do cartunista Angeli. Um arraso! Compareça!


NUPA
Núcleo Paulistano de Animação no CCJ
Curadoria: Céu D'Ellia



Mês passado escrevi a respeito de reconhecimento e agradecimento. Preciso reconhecer que estou bem grato às pessoas que tem estado presentes nos nossos encontros mensais, Fazendesenhanimado. Platéia cada vez maior e mais entusiasmada, perguntas cada vez melhores. Gente que vem de longe. Até um mochi (de chocolate) recebi de presente, de uma artista plástica bacana que tem prestigiado nosso trabalho. - Sou grato a vocês e quero que a cada mês o nosso trabalho melhore e possa corresponder mais e mais ao que vocês merecem. 
Por falar em melhorar, a direção do CCJ prometeu que vai resolver aquele vazamento de luz horroroso atrás da tela. Sempre que as cenas dos filmes são um pouco mais escuras, entro em agonia... 


Bem, este mês temos o Cesar Cabral. Já estão em exposição, há algumas semanas, as caixas transparentes com os bonecos articulados que ele usou pra fazer DOSSIÊ RE BORDOSA. Trabalho impressionante, meticuloso e hiper bem acabado. 
O Cesar já faz coisa bacanas, mas dá pra perceber que tem potencial pra muito mais. Oportunidade de entender melhor o que é a técnica stop motion e no que difere de outras formas de desenho animado.
Pra esquentar a platéia, antes do Cesar, vou dar início a uma apresentação de um estudo da contribuição (fundamental) dos diretores clássicos de cartum da Warner Bros para a criação da arte do desenho animado. Conforme os anos vão passando, o apêgo ao realismo de Disney começa a ficar cada vez mais superado pelas novas tecnologias. E assim, valoriza-se mais e mais, esta outra escola de animação estadunidense, a ANIMAÇÃO ESTILIZADA (não confundir com animação limitada). Muito mais criativa e menos caramelizada que o padrão Disney. 
Tem tanta coisa interessante pra ver e estudar que dividi em 3 partes. Neste sábado veremos Harman/Ising, Tashlin e Freleng (meu preferido). Em setembro, Hardway, King, Clampett (atualmente muito em moda nos EUA) e Jones. Outubro fechamos com McCabe, Art Davis, McKimson e Tex Avery (celebrado pelos francêses como um dos maiores gênios do humor do século XX). 


Venha!


N U P A / C C J
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
(ao lado do terminal de ônibus Cachoeirinha)
(11) 3984 2466

4 comentários:

  1. Boa noite,
    Meu nome é Sanra Monte, sou jornalista e tenho um blog informativo chamado Papo de Budega.

    Desejo fazer a divulgação do evento, mas gostaria de algumas informações a respeito do NUPA.

    Há quanto tempo está funcionando? Quais foram as pessaos da área que já participaram, etc.

    Meu e-mail é monte_sandra@yahoo.com.br.

    Interesso-me muito pelo assunto e espero ir em alguns dos encontros.

    Atenciosamente,


    Sandra Monte
    www.papodebudega.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Sandra,
    O NUPA iniciou suas atividades em Setembro de 2009, em fase experimental e em janeiro deste ano, definitivamente.
    O Fazendesenhanimado, ciclo mensal de palestras, é uma das ações. Temos também as oficinas Coletivo P.A., a interação com a Biblioteca Jayme Cortez e o edital Paulicéia.
    Já passaram pelo Fazendesenhanimado, como convidados: Alê Abreu, Gil Caserta, TV Pinguim, Consulado do Canadá, Lightstar, Fabio Yabu e Digital 21. Até novembro teremos Cesar Cabral, Fabio Yamaji, Vetor Zero e Joaquim 3rios.
    Além disso, o Fazen é uma sessão dupla. Antes do convidado, a curadoria do NUPA traz algum assunto pra debate: Animação da Idéia à Cultura Pop, Software Livre, Norman McLaren, Animação Russa e Hayao Miyazaki. Teremos agora um ciclo em 3 partes com diretores clássicos Warner, e filmes experimentais de Osamu Tezuka pra fechar o ano.
    Aguardamos sua visita.

    ResponderEliminar
  3. Foi MUITO legal, até o Spacca foi (era ele, né?). Será que depois rola disponibilizar os slides da apresentação sobre os diretores da Warner?

    ResponderEliminar
  4. Oi Marcelo,
    Era o Spacca sim.
    Que bom que aproveitou.
    Certo, vou seguir sua sugestão e ir postando em breve material das apresentações, em um formato coerente com o blog.

    ResponderEliminar

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares