sábado, 13 de março de 2010

Biblioteca Jayme Cortez



No próximo sábado acontecerá a nomeação da biblioteca do CCJ, que passará a se chamar Biblioteca Pública Jayme Cortez. Além de ser uma homenagem a este artista gráfico, quadrinista, ilustrador, diretor de arte e principalmente, incentivador e mestre de muitos outros artistas, é o reconhecimento da importância da contribuição do design gráfico, ilustração, cartum e quadrinhos para a literatura, comunicação e cultura.

Até onde sei é a primeira biblioteca pública no Brasil a receber o nome de um artista do design e ilustração. E por isso desejo que todos desta comunidade artística resolvam comparecer e prestigiar seu próprio espaço.

Na ocasião a Biblioteca também receberá uma HQteca, uma instalação com reproduções de trabalhos do Jayme e uma placa comemorativa (o texto da placa está no final deste post).
Uma reunião aberta, com representantes da ADG, SIB, IMAG e convidados, discutirá a criação de um Museu Municipal para estas artes.

Também acontecerá uma palestra de Álvaro de Moya, sobre o Jayme e a Primeira Exposição Internacional de Quadrinhos. Nem todo mundo sabe, mas muito antes de Lucca, Angoulême ou San Diego, o Brasil abrigou, na década de 50, a primeira exposição internacional que ousou colocar páginas de HQ no lugar da roda de bicicleta do Duchamp. 

Segue o convite e, mais abaixo, o texto da placa:

CONVITE

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso,
da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,

convida você, suas amigas, amigos e familiares, para a reabertura e nomeação da

BIBLIOTECA PÚBLICA JAYME CORTEZ




Sábado, 20 de Março de 2010

11h – Cerimônia de nomeação e reinauguração
14h – Debate: Criação do Museu de Artes Gráficas
15h – Jayme Cortez, palestra de Álvaro de Moya


A homenagem a Cortez é também reconhecimento da importância das artes da ilustração, quadrinhos, cartum e design gráfico na literatura e em toda cadeia produtiva da comunicação e cultura.



CCJ
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
(11) 3984 2466
(ao lado do terminal de ônibus Cachoeirinha)

(clique no mapa para aumentar a imagem)







Jayme Cortez Martins
Jornalista, ilustrador, quadrinista e diretor de arte.

Iniciou sua carreira no jornal O Mosquito, em Portugal (1944).
Chegou ao Brasil em 1947. Começou desenhando tiras para jornais, ilustrações para A Gazetinha e revistas da Editora La Selva.
Realizou com Álvaro de Moya, Reinaldo de Oliveira, Miguel Penteado e Sillas Roberg a histórica Primeira Exposição Internacional de História em Quadrinhos (1951). Visionário, publicou a primeira revista de Mauricio de Sousa (1959) e deu aulas de ilustração na Escola Panamericana de Artes (1962-1964). Diretor de Criação publicitário durante 12 anos (1964-1976).
Lançou Zodiako, seu mais famoso personagem (1974). Foi responsável pelo departamento de criação de merchandising e de animação dos estúdios Mauricio de Sousa (1976-1982).
Ainda durante sua carreira publicou quadrinhos na Europa, fez as capas dos livros de José Mauro de Vasconcelos para a editora Melhoramentos. Ilustrou cartazes de Mazzaropi e Zé do Caixão, além de realizar versões brasileiras para cartazes de filmes internacionais. Em sua homenagem o Banco Itaú criou o Prêmio Jayme Cortez para a melhor ilustração de cartaz de cinema (1977).

Foi aclamado por artistas como Will Eisner, Stan Lee, Burne Hogarth, entre outros.
Mestre de gerações, publicou três livros sobre desenho e ilustração, participou de inúmeras exposições e congressos sobre quadrinhos e ilustração, no Brasil e no exterior, onde defendeu, incentivou e divulgou nosso talento.
Fundou e presidiu o Clube dos Ilustradores do Brasil (1982) e recebeu da AQC o prêmio Angelo Agostini (1985). Homenageado no Lucca 20 com o prêmio Caran D’Ache “Por Uma Vida Dedicada à Ilustração” (1986).

A seu respeito disse Pietro Maria Bardi: “É um desenhista de comunicação de massa e se coloca entre os mais preparados e capazes, mestre na difícil tarefa de fazer-se entender sem subterfúgios.”

Nasceu em 8 de setembro de 1926, em Portugal, e faleceu em 04 de julho de 1987, em São Paulo.

A homenagem a Cortez é também reconhecimento da importância das artes da ilustração, quadrinhos, cartum e design gráfico na literatura e em toda cadeia produtiva da comunicação e cultura.


Agradecimento: Família Jayme Cortez, Álvaro de Moya, Fabio Moraes, Franco Rosa & Jal



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares