domingo, 22 de março de 2009

Controle da Mente


Diz-se que meditação afina a memória. Isso é a concentração da mente. Se alguém concentra-se e quer conhecer seus nascimentos anteriores, ele pode ver seu passado. Gurudev tem o conhecimento de meu passado. Minha visão está concentrada no futuro e na porta da salvação. Eu sou viajante da eternidade.
Kriya Yoga inclui a nata do tantra sadhana. Pela sua prática, todos os centros espirituais são ativados. Os centros nervosos são purificados, e a serpente de poder desperta naturalmente, para fluir no canal divino. Kriya Yoga é a técnica espiritual da força vital. Assim, o kriya yogue facilmente controla sua mente.
Nós temos a concepção que a mente é o grande obstáculo em nossa vida espiritual. Esta concepção é totalmente errônea e perigosa. Kriya Yoga nega a supressão da mente. A mente será automaticamente controlada se a pessoa praticar a técnica regularmente. Quando eu estava em Puri, eu aplicava toda minha força de vontade para atingir ausência de pensamentos. Eu me forçava colocando pressão em minha mente. Eu tinha a idéia de que se todas as inclinações da mente são controladas, então obtem-se a yoga*1. Desta maneira, eu costumava abafar meus pensamentos e a mente.
Gurudev podia saber da minha longa prática de controle da mente e do pensamento graças à sua visão interior. Ele me aconselhou: “- Se você praticar regularmente as técnicas de Kriya Yoga, então você será o mestre de sua mente. Gradualmente você pode adquirir controle sobre ela. É inútil e desnecessário lutar com a mente.” Então eu entendi que se lutamos com nossa mente, ela rebela-se. A qualquer momento ela estoura e nos prejudica. Então, a prática de Kriya Yoga é a melhor solução para controlar a mente.
Os mestres realizados de Kriya Yoga dizem: “- O controle da mente é necessário.”
A prática regular e sincera transforma consciência comum em consciência elevada. No desenvolvimento da consciência, a mente atinge um estágio especial e automaticamente acalma-se. Nós fomos hipnotizados pela idéia de que a mente é nossa inimiga. É uma concepção errônea. A mente é um poder. Os diferentes níveis e flutuações da mente são as ondas desse poder. Assim, nós não deveriamos impedir as características naturais ou o modo de operar da mente e do corpo. Precisamos apenas nos concentrar na prática de Kriya Yoga. A técnica irá equilibrar e regular as flutuações da mente e do corpo.
Mente e corpo influenciam um ao outro. A prática de Kriya mantém o equilíbrio dos dois. Mantem-os em posição neutra. De outra forma, corpo e mente estão sempre oscilando e vascilando. Quem medita, naturalmente alcança concentração mental. Kriya Yoga é uma técnica efetiva. Pode-se automaticamente transcender a mente inquieta e vascilante e mergulhar em paz e calma profundas.
Na técnica de Kriya Yoga, muitas técnicas efetivas foram introduzidas. Algumas outras tradições incluíram técnicas de Kriya Yoga nelas. Mas a técnica proposta por Lahiri Baba*2 é o autêntico Kriya Yoga. Paramahansa Hariharananda fez o fluxo de Lahiri Baba ainda mais vivo e vital.

*1 n.t.- refere-se ao “estado de yoga, ou seja, controle de todas as flutuações física e mentais do ser humano.
*2 n.t - Yogavatar Shri Shyamacharan Lahiri Mahasaya (1828-1895), pai da Kriya Yoga moderna.

Trecho do livro inédito em português A Essência do Kriya Yoga, de Rajarshi Raghabananda.
O autor é o único discípulo conhecido do Karunavatar Paramahansa Hariharananda a ter atingido o mais alto estágio de samadhi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Anjo da História diz:

OUT OF MODEL: got to get you into my life

ou: Out of Renaissance via Refusés Model - A homenagem mais homenageada da história da arte? - A referência mais referida da histór...

Top 10 + Populares