Maurice Denis, Taches de soleil sur la terrasse (Manchas de sol no terraço), 1890, óleo sobre cartão, 20 x 20,5 cm, Museu d'Orsay, Paris. |
Nabi significa profeta em hebreu e árabe. E foi com esse termo, sugerido a Paul Sérusier pelo escritor Cazalis, que um grupo de uma dúzia de jovens artistas, aproximadamente entre 1888 e 1900, escolheu se designar, meio sériamente, meio como piada, para afirmar sua vontade comum de romper os limites da pintura oficial e renovar a arte em todas as suas formas.
Félix Vallotton, Enfant jouant au ballon ou Le Ballon (Criança brincando com bola ou A Bola), 1899, óleo sobre cartão colado em madeira, 48 x 61 cm, Museu D'Orsay, Paris |
Sintetismo: Uma pequena paisagem informa à medida que é formulada sintéticamente.
(Maurice Denis)
Lembrar-se que uma pintura, antes de ser de um cavalo de batalha, uma mulher nua ou uma anedota qualquer, é uma superfície plana, coberta de cores em uma certa ordem organizada.
(Maurice Denis)
Pintar aquilo que vemos, de súbito, entrando em uma sala.
(Bonnard)
O conteúdo de emoção, que apenas a observação pode oferecer, é a condição primeira de uma obra de arte, antes do espírito de método e a inteligência prática que nascem na própria alma que experimenta essa emoção.
(Vuillard)
Maurice Denis, les Muses (as Musas), 1893, óleo sobre tela, 168 x 135cm Museu d'Orsay, Paris |
Por que é que é nos lugares familiares que o espírito e a sensibilidade encontram o verdadeiramente novo?
(Vuillard)
Buscar a emoção simples e natural.
(Vuillard)
Pintura não é mais do que buscar essas imagens interiores, por meio abundante também, de cores e formas.
(Vuillard)
Pierre Bonnard, l'Omnibus (o Ônibus), circa 1895, óleo sobre tela, 59 x 41cm Galeria Félix Vercel, Paris |
(Vuillard)
dezinfluênciasmaisuma 1: Cosey
dezinfluênciasmaisuma 2: Pintura Corporal
dezinfluênciasmaisuma 3: Franquin
dezinfluênciasmaisuma 4: Monet
dezinfluênciasmaisuma 5: Nine
Maurice Denis, les Arbres verts ou les Hêtres de Kerduel (as Árvores Verdes ou as Castanheiras de Kerduel), 1893, óleo sobre tela, 46 x 43cm Coleção particular |
Félix Valloton, le Bon Marché (a Pechincha), 1898, detalhe de um tríptico em óleo sobre cartão 70 x 50cm (cada parte), coleção particular |
este blog é uma ótima influência ;:)
ResponderEliminarUma grama por semana de Iludente, faz a leitora sexy e inteligente!
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